Nota de pesar – Damián Marino

Brasília, 20 de dezembro de 2023

O IPSA, subscrevendo com outras entidades a carta a seguir, manifesta seu pesar diante da perda repentina do grande cientista e ativista socioambiental Damián Marino, falecido em dezembro de 2023.


Homenagem a Damián Marino:


Uma luz se apagou…

Um guerreiro nos deixou. Damián Marino, um exemplo de cientista voltado às causas sociais e ambientais, um “intelectual orgânico”, nos deixou. Militante contra o uso de agrotóxicos em seu país de origem, Argentina, denunciava, através de suas pesquisas, os graves problemas de contaminação ambiental e, por conseguinte, humana. Acadêmico reconhecido pela Universidade Nacional de La Plata – UNLP e pelo CONICET – Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas, esteve sempre ao lado das populações que denunciavam os impactos do agronegócio. Seus estudos confirmaram a presença de agroquímicos na água, no solo e no ar.

Era doutor em Ciências Exatas, era especialista em química ambiental, em especial nos estudos sobre a poluição resultante de atividades agrícolas, como a contaminação por agrotóxicos. Era membro do CIM (Centro de Pesquisas Ambientais da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Nacional de La Plata) e da Rede CONICET de Segurança Alimentar. Foi reconhecido como um dos principais pesquisadores de excelência na detecção do Glifosato e seu produto de degradação, o AMPA, em matrizes ambientais. Damián desenvolveu métodos para detectar este composto com precisão e acurácia em amostras de água, contribuindo com discussões sobre seus efeitos negativos para o ambiente. Compartilhou seus conhecimentos com grupos de pesquisa no Brasil, como do NEAST/UFMT e LARP/UFSM, sempre de modo cortês e solidário e com espírito comunitário, em prol da luta contra a contaminação ambiental e humana por este agrotóxico altamente nocivo de forma participativa, junto às comunidades afetadas em trabalhos de extensão.

O IPSA – International Pesticides Standard Alliance se une aos demais colegas e, com profundo pesar, lamenta o falecimento precoce deste importante cientista, preocupado com a saúde das pessoas, em especial das crianças, afetadas pelo adoecimento e mortes resultantes da contaminação por agrotóxicos.